Sementes de Crotalária 1kg
ARAGUAIA
Model: CRMSDCROTALARIA
Product ID: 505095585
Product SKU: 505095585
Sementes de Crotalária 1kg
15% OFF

Sementes de Crotalária 1kg

Marca: ARAGUAIAModelo:CRMSDCROTALARIA Referência: 061417-3

Carregando...

Sementes de Crotalária

Crotalaria juncea

A Crotalária é uma leguminosa que pode reduzir até 80% dos nematoides da lavoura. Ela também é muito utilizada em adubação verde, e apresenta vários benefícios para a lavoura.
Muitos produtores já têm aderido à planta, e conhecer todos os detalhes é essencial para você decidir se ela é válida no seu campo.

Apresentação: Embalagem de 1 Kg

O que é e para que serve a Crotalária?

A Crotalária é uma leguminosa da família Fabaceae que possui diversas espécies. Muito usada para adubação verde, ela tem rápido crescimento e sistema radicular pivotante. Isso significa que sua raíz penetra verticalmente o solo, favorecendo a absorção de nutrientes.
A Crotalária controla nematoides de solo, e também é excelente na fixação biológica de nitrogênio. A consequência disso é você precisar usar menos adubos nitrogenados na cultura. Seu ciclo dura de 170 a 180 dias.
Essa leguminosa é uma espécie de clima tropical, e tem baixa resistência ao frio. Porém, resiste bem à seca e a altas temperaturas. Ela produz compostos tóxicos aos nematoides, que impedem a movimentação destes na lavoura.

Quais os benefícios da Crotalária?

A Crotalária pode ser uma ótima opção para a lavoura, promovendo a adubação verde, o controle de nematoides e a recuperação do solo. A leguminosa também é forte aliada no controle de plantas daninhas.

Como a Crotalária controla nematoides?

As Crotalárias não são apenas uma hospedeira pobre ou não hospedeira de muitos nematoides parasitas de plantas. Elas têm a capacidade de produzir compostos alelopáticos (tóxicos) que impedem, por exemplo, a movimentação dos nematoides.
Elas atuam como plantas armadilhas, fazendo com que os nematoides não consigam completar seu ciclo até a vida adulta.
O ideal é entrar na entressafra com a cultura. Somente a sua palhada, em um sistema de plantio direto, já possui contribuição enorme no controle de nematoides do solo.

Quando plantar Crotalária?

O plantio da Crotalária ocorre entre os meses de outubro e março.
Você pode fazer a lanço ou em linhas. O cultivo pode ser solteiro ou em consórcio com gramíneas forrageiras.

Espaçamento e profundidade

O espaçamento ideal para a Crotalária é entre 25 cm a 50 cm. A profundidade ideal de semeadura deve ser de 2 cm a 3 cm.
É extremamente importante distribuir entre 25 e 30 sementes por hectare. Além disso, lembre-se de não irrigar em excesso, porque a cultura se adapta bem a solos arenosos e mais secos.

Controle de plantas daninhas

A utilização da Crotalária como cobertura do solo e adubação verde proporciona a redução da incidência de plantas daninhas. Isso acontece pela cultura manter o solo coberto durante a entressafra.

Aumento da produtividade da lavoura

As Crotalárias são grandes aliadas para o aumento da produtividade das lavouras. O uso da Crotalária durante a entressafra favorece a manutenção da matéria orgânica e a atividade dos microrganismos do solo.
Se você precisa produzir muita matéria orgânica em pouco tempo, pode apostar na Crotalária. Além disso, essa leguminosa reduz a aplicação de fertilizantes nitrogenados no solo.

Consórcio de gramíneas forrageiras com Crotalária

A Crotalária consorciada com gramíneas forrageiras é uma alternativa de baixo custo para produção de palhada. Isso tanto em quantidade quanto em qualidade.
Além disso, as Crotalárias podem fornecer nitrogênio ao solo, via fixação biológica de nitrogênio.
O consórcio de Crotalária com gramíneas forrageiras aumenta a produtividade de grãos da soja cultivada em sucessão. Isso acontece porque a rápida decomposição dos resíduos vegetais das Crotalárias oferece nutrientes ao solo em curto prazo.
O consórcio de gramíneas forrageiras com Crotalárias é uma alternativa para produção de biomassa em quantidade e qualidade.

Adubação verde

Os adubos verdes são bem conhecidos pela capacidade de fixar nitrogênio.
Eles fornecem grande volume de matéria orgânica. Esse volume aumenta a atividade biológica do solo e contribui com o sistema de plantio direto.
Outra vantagem é o aumento dos inimigos naturais de nematoides parasitas de plantas. Um grande exemplo são os fungos que capturam nematoides ou se alimentam de seus ovos.
A adubação verde também contribui para a liberação de ácidos graxos voláteis pelas plantas. Essa substância pode ser muito tóxica aos nematoides.
 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.